Gestão de Projetos

gestao-de-projetosTodo consultor necessita dominar boas práticas de gerenciamento de projetos compiladas e difundidas por institutos especializados no assunto, como no caso do PMI – Project Management Institute. Importante, inclusive, que conheça diferentes modelos de gerenciamento de projetos, tendo a capacidade de optar ou mesmo mesclar tais modelos, e que saiba agregar outras áreas de conhecimento, além daquelas que normalmente são preconizadas em tal tipo de gestão (09 áreas de conhecimento). Em cada projeto que executa, torna-se vital manter uma prática adequada de planejamento, execução e controle de suas atividades, variando o nível de burocracia de acordo com o nível de maturidade do negócio. Resumindo: uma abordagem essencial em projetos de consultoria.

Indo mais além como consultor experiente em gerenciamento de diferentes tipos de projeto, assumo a responsabilidade de auxiliar as empresas a absorver essas boas práticas, e, desta forma, aprender a gerenciar qualquer tipo de mudança que se torne necessária , seja mudança pequena, seja uma grande mudança, envolvendo todos os processos operacionais e processos gerenciais num ciclo de Melhoria Contínua, fazendo dessas empresas verdadeiras organizações voltadas à evolução permanente dos seus negócios. Tornam-se, assim, organizações verdadeiramente aptas a gerenciar qualquer tipo de melhoria, considerando:

  • Correta definição e correto planejamento de escopos de melhoria e das aquisições/investimentos necessários;
  • Melhor integração entre as melhorias;
  • Correto planejamento do tempo de execução dessas melhorias definidas e planejadas;
  • Otimização dos recursos, e, consequentemente, dos custos envolvidos;
  • Perfeita previsão dos riscos envolvidos;
  • Melhor especificação da qualidade esperada;
  • Condução eficiente e eficaz da comunicação entre todas as partes envolvidas e interessadas nessas melhorias.

Vários sinais positivos vão sendo identificados pela consultoria, a medida que a empresa consegue evoluir nessas áreas de conhecimento, como, por exemplo, ao perceber que a empresa está sendo capaz de equilibrar suas decisões em torno do Tempo (Cronograma), dos Custos e da Qualidade referente a uma ou mais melhorias planejadas, garantindo a melhoria realmente pretendida (Escopo) aos seus serviços e/ou produtos. E, claro: todo modelo de gerenciamento de projetos é suportado por processos bem planejados!