Gestão de Processos de Negócio

gestao de processosCada Processo de Negócio equivale a atividades sequenciais que agregam valor entre si e que interferem nos aspectos quantitativos e qualitativos de um serviço ou produto final ao cliente. Além disso, necessariamente precisam apresentar capacidade de mensuração, ou seja, indicadores de desempenhos operacionais, e um responsável pela sua gestão.

Como consultor especialista em Gestão de Processos de Negócio, minha responsabilidade é:

  1. Através de fluxogramas, representar e avaliar a situação atual dos processos finalísticos (primários) e dos processos de suporte (secundários), no que tange, por exemplo: ao nível de relevância ao negócio, de absorção de recursos e de exigência de competências.
  1. Estudar as regras de negócio, fluxos de atividades e fluxos de informações, identificando, dentre outras coisas, redundâncias, gargalos, ausências (gaps), e ainda, os riscos de paralisação, de despadronização ou de interrupção de cada um dos processos avaliados.
  1. Identificar os atuais e os possíveis pontos de controle em meio à sequência de atividades e sequência de informação, especificando indicadores de desempenho e plano de manipulação de dados físico-financeiros para compor tais indicadores.
  1. Apresentar proposta de otimização dos processos – sendo que otimização pode ser associada ao conceito de “simplificação” – e projeção de melhores resultados.

Durante a execução de um projeto desta natureza, espera-se que a empresa absorva conhecimento e cultura de gerenciamento de projetos, incorporando sua lógica ao dia a dia de planejamento, execução e controle de atividades, fazendo com que decisões sejam tomadas de forma mais positiva possível.